Modo de Leitura

BONS MODOS E COTIDIANO FORENSE

Eduardo Perez
ver todos os posts
Artigos

BONS MODOS E COTIDIANO FORENSE

Educação não é fraqueza. Fraqueza é tratar os outros a coices e esperar ser respeitado. Você pode mandar sem chicote, pode discordar sem agressão, pode até dizer que o outro está errado sem feri-lo.


Bom dia, por favor, obrigado, com licença. Essas expressões tornaram-se raras no cotidiano e, curiosamente, mais raras naquele que deveria ser o ápice da boa educação: o fórum.


Todo mundo imagina juízes, servidores, promotores, advogados, todos arrumados conversando em alto nível sobre questões jurídicas, igual vemos na TV.


A verdade é bem outra, e foi a pandemia que destacou isso.


Com o teletrabalho as comunicações passaram a ser feitas por e-mail, e advogados e partes puderam enviar solicitações para juízes e servidores sobre os processos.


Não sei quanto aos demais, mas, lendo as que recebi, notei que quase todas vêm ausentes de uma saudação, de um por favor e de um obrigado. Pior, não são pedidos, são ordens que demandam rapidez.


Sempre que me comunico, inclusive pela internet, prezo pelo cuidado com o outro. A educação abre portas, impressiona, faz bem, contamina e, melhor, volta em dobro para você. 


Duas histórias rápidas. Lembro quando substituí em um gabinete e os servidores acharam graça da forma que me comunico. Uma semana depois e todo mundo já estava usando o “por-favor-obrigado” e o “bom-dia-boa-tarde”.


Outra. No início da carreira, atendi durante o recesso forense um advogado idoso, muito distinto e educado. Decidi rapidamente o seu caso e fez questão de me cumprimentar. Quando começou a me agradecer pela decisão, eu o cortei para dizer que era o meu trabalho, no que ele emendou, polido: “então pela rapidez, excelência”.


Você prefere ser tratado aos chutes ou com sorrisos?


Digo que a falta de experiência e de conhecimento técnico é mitigada por uma conduta cortês: a pessoa é vista com outros olhos.


Educação não é fraqueza. Fraqueza é tratar os outros a coices e esperar ser respeitado. Você pode mandar sem chicote, pode discordar sem agressão, pode até dizer que o outro está errado sem feri-lo.


O cotidiano forense é lidar com problemas e violência. A polidez serve para amenizar a gravidade desses temas.


Se você escolheu a profissão que envolve lidar com as pessoas, ame-as. Verá que é melhor para o seu caráter e para o mundo.