Modo de Leitura

TUDO BEM SER VOCÊ

Eduardo Perez
ver todos os posts
Artigos

TUDO BEM SER VOCÊ

Há dias em que não dá para ser produtivo. Quem já ficou muito doente ou cuidou de alguém assim, quem foi vítima de injustiça ou só quem se cansou sabe que às vezes a maior vitória é chegar ao fim do dia.


Malhe. Trabalhe. Ocupe-se. Destaque-se. Seja um guerreiro, batalhe, vença.


Ah, e mostre-se. Se não faz marketing pessoal, está errado.


Produza.


Você tem que ser produtivo a todo instante, porque a vida é uma eterna competição entre vencedores e perdedores.


E nos dias que não dá? Nesses dias você sentirá culpa, ansiedade e medo: culpa por não produzir, ansiedade por ficar defasado, medo de perder o que “conquistou”.


Déssemos dois passos para trás, veríamos que o cenário é maior do que a baia cheia de frases motivacionais em que nos colocaram.


Se a vida é uma guerra, quem é o inimigo? Se é uma competição, estou contra quem?


A humanidade evoluiu pela cooperação. Claro que buscamos bens escassos, como melhores cargos e uma vida financeira confortável. Dinheiro só vale porque existe pouco. Os melhores empregos são raros.


Mas o quanto perdemos de nós mesmos ao permitirmos que os outros ditem os nossos sonhos? Sucesso não é relativo, mas subjetivo: cada um sabe o que é ter vencido na vida.


Em sua música “Filho Adotivo”, Sérgio Reis conta como um pai humilde, ao ficar velho e abandonado, é amparado pelo filho adotivo. Aí ele“venceu” na vida.


Há dias em que não dá para ser produtivo. Quem já ficou muito doente ou cuidou de alguém assim, quem foi vítima de injustiça ou só quem se cansou sabe que às vezes a maior vitória é chegar ao fim do dia.


E tudo bem viver um dia após o outro, desde que você consiga fazer isso sem perder a ética.


Tudo bem se uma vida mais simples te faz feliz, se não anseia por poder, dinheiro e fama.


Sabe por quê? Porque heróis e vilões também tiveram pais. Da Vinci e Einstein não foram unicórnios que brotaram do nada. Foram humanos criados entre humanos e tiveram pessoas importantes nas suas vidas, mas cujos nomes não sabemos, porque só a Deus é dado conhecer tudo.


Há a história do rabino Yosef que dizia que, quando encontrasse o Criador, poderia explicar porque não foi Moisés, mas não teria como justificar porque não foi Yosef.


E por maiores que sejam as pressões da sociedade não podemos perder de vista isso: você não tem que ser Moisés, mas tem que ser você em todo seu potencial. Seja ele qual for.